Venham visitar  São Petersburgo comigo.

Guia para brasileiros em São Petersburgo.

Convido vocês a descobrir a vida teatral de São Petersburgo e desfrutar da atmosfera do lendário ballet russo. Ingressos para ballet, óperas, espectáculos folclóricos, etc. podem ser reservados conforme seus desejos.

TEATROS DE SÃO PETERSBURGO

TEATRO MARIINSKIY

Em São Petersburgo, o famoso ballet russo pode ser admirado no Teatro Mariinskiy que, junto com o teatro Bolshoi tem o mesmo arquiteto, Alberto Cavos, arquiteto veneziano. O teatro de São Petersburgo foi inaugurado em 1859 em homenagem à imperatriz Maria Alexandrovna, esposa de Alexandre II, e foi aqui que tiveram lugar os  primeiros espetáculos das famosas obras de Tchaikovsky: A Bela Adormecida, O Lago dos Cisnes e o Quebra-Nozes.

O Teatro Mariinskiy é um teatro histórico onde ocorrem as mais famosas óperas e ballets em São Petersburgo. É o teatro principal de toda a cidade e todas as bailarinas em formação sonham em poder pisar um dia nesse palco. É altamente recomendado para todos aqueles que querem ver o verdadeiro ballet russo. O Mariinskiy também é mais barato do que o Teatro Bolshoi em Moscou. Desde 2013, foi aberto o Mariinsky 2, um teatro recém-construído adjacente a este teatro histórico. Endereço: praça Teatralnaya, 1.

O Lago dos Cisnes, hoje talvez o ballet mais famoso do mundo, continua a manter intacto todo o seu charme e a atmosfera mágica que acompanha a aparência de Odette, o duplo papel de Odette-Odile, Cisne Branco e Cisne Negro, a qual representa a luta eterna entre o bem e o mal.

Peça mais informações…

A história do ballet do Teatro Mariinskiy em São Petersburgo está fortemente ligada ao desenvolvimento da arte coreográfica russa.

Mestres de dança estrangeiros contribuiram muito para o nascimento e evolução do ballet russo. No final do século XVIII, Franz Hilferding, Gasparo Angiolini, Giuseppe Canziani e Charles Le Picqué trabalharam em São Petersburgo. O primeiro mestre do ballet russo e professor de dança foi Ivan Walderch, quem começou sua atividade em São Petersburgo em 1790, sua aspiração era criar baillet com enredos inspirados na vida cotidiana. Ele foca sua energia criativa no ballet de pantomima e diverção, que se tornam sua resposta pessoal aos eventos da guerra napoleônica.

A história do ballet em São Petersburgo no século XIX está ligada à atividade de Charles Didelot, Jules Perrot e Arthut Saint-Léon. Em 1869, no papel de mestre de ballet de Artur Saint-Léon sucede Marius Petipa, que com suas criações define o código do ballet acadêmico e traz o ballet de Mariinskiy aos resultados excelêntes sem precedentes.

Suas criações são caracterizadas pela composição magistral, pelos efeitos conjuntos da coreografia e pelos papéis solistas ricos e virtuosos.

Suas maiores criações são ballets compostos em colaboração com os compositores Piotr Tchaykovskiy e Alexandre Glazunov (A Bela adormecida, O lago dos ciznes, Raymonda).

As famosas bailarinas tais como Anna Pavlova, Matilda Kščesinskaya, Tamara Karsavina, ol’ga Preobraženskaya, Julja Sedova, Ljubov’ Egorova, Ol’ga Spesivceva e igualmente famosos bailarinos como Vaclav Nižinskij, Nikolaj e Sergej Legat se apresentaram no palco de Mariinskiy nesse período. Muitos deles participaram das lendárias «Estacões russas» em Paris, que possibilitaram a contemplacão das criações de Mikhail Fokin na Europa.

O período pós-revolucionário representa um período difícil para o Teatro Mariinsky, a maioria dos dançarinos principais havia emigrado, embora o repertório clássico consiga ser preservado.

Em 1922, com a nomeação de Fiódor Lopuhov como diretor de ballet — um grande conhecedor da herança clássica – o repertório foi enriquecido com novas produções, muitas delas inspiradas nos temas modernos. Galina Ulanova, Aleksej Ermolaev, Marina Semenova e Vahtang Čabukiani foram os dançarinos principais daqueles anos.

Atualmente, o ballet de repertório clássico  inclui o legado de Marius Petipa (o Lago dos cisnes, a Corsair, a Bayadère e a Bela adormecida), além de criações de George Balanchine, Jerome Robbins, Roland Petit, Pierre Lacotte, William Forsythe, Angelin Preljocaj, Aleksej Ratmanskj.

Desde 2001, o Teatro Mariinsky promove o Festival Internacional de Ballet Mariinsky. É o único festival de Dança clássica atualmente em exibição na Rússia, com a presença de solistas das maiores companhias de dança de todo o mundo.

Teatro Mikhailovskiy

O teatro Mikhailovskiy é um dos mais antigos da Rússia. Foi fundado em 1833 por ordem do czar Nicolau I e dedicado principalmente aos espetáculos de companhias de teatro estrangeiras, especialmente francesas. Hoje, porém, a maioria dos artistas são russos. É também conhecido como «Pequeno teatro academico estatal» e «Teatro Musorgskiy». É um teatro maravilhoso localizado na Praça das Artes, no coração de São Petersburgo. Shostakovich e Prokofiev realizaram numerosas óperas e ballets nesse teatro.

Endereço: piazza delle Arti, 1.

Teatro Aleksandrinskiy

O Teatro Aleksandrinskiy é o mais antigo teatro nacional russo e foi fundado graças a um decreto do Senado assinado pela imperatriz Isabel (filha de Pedro, o Grande) no dia 30 de agosto de 1756. Este é o ancestral de todos os teatros russos, e o dia da fundação é considerado ainda hoje um aniversário importante para todos os professionais do campo. Foi o Teatro Acadêmico do drama e é hoje o centro da cultura teatral russa.

Endereço: Praça Ostrovskaya, 2.

Teatro Hermitage

Construído sob as ordens da czarina Ekaterina II, o teatro Hermitage é obra do arquiteto Giacomo Quarenghi. O edifício mantém um equilíbrio único de formas arquitetônicas e é um magnífico exemplo de classicismo russo. É aqui onde as melhores performances de São Petersburgo são encenadas.

Endereço:  cais do Palacio, 32.

Filarmônica de Shostakovich

Filarmônica de Shostakovich. Belo palácio localizado em frente ao Museu Russo, a Filarmônica existe desde 1882 e hospeda a Orquestra da Filarmônica, a mais antiga da Rússia. Após a Revolução de 1917, a Filarmônica tornou-se uma Orquestra Estatal e se apresentou principalmente em fábricas para trabalhadores. Foi também a primeira orquestra Soviética a fazer turnês no exterior.

Endereço: rua Mikhajlovskaya, 2

O mapa do metrô de São Petersburgo

Nadia Salova

info@guiasaopetersburgo.com

+7 911 967-35-25

cWCWLCCZANk (2)